Sabe distinguir um bom de um mau chefe?

Sabe distinguir um bom de um mau chefe?

09 dezembro 2021 | Ekonomista
Sabe distinguir um bom de um mau chefe?

Se tiver um mau chefe, é provável que isso tenha um impacto negativo no seu desenvolvimento profissional e na sua vida pessoal.

Um bom chefe motiva-o a fazer e dar o seu melhor para que demonstre o seu verdadeiro potencial.

Para si é difícil responder à questão “Tenho um bom chefe?” Vamos ajudá-lo a distinguir um bom de um mau chefe.

O seu chefe assume os seus erros?

Admitir falhas é o caminho certo para um bom ambiente de trabalho. Se o seu chefe não admite erros é sinal de que não está preparado para chefiar.

O seu chefe culpa os trabalhadores pelos erros?

Admitir falhas é o caminho certo para um bom ambiente de trabalho. Se o seu chefe é o primeiro a apontar o dedo à mais pequena falha e nunca o incentiva quando algo corre bem, não é um bom chefe.

O seu chefe pede ou ordena?

Um chefe inseguro tem tendência para dar ordens num tom de voz exaltado. Um bom chefe não tem medo de passar a mensagem de forma educada e de, até, pedir por favor.

O seu chefe mente?

Manter uma boa relação de confiança com o seu chefe é muito importante. Se o seu chefe mente, é normal que perca a confiança nele.

O seu chefe critica sem ajudar a corrigir os erros?

Um bom chefe dá feedback aos seus funcionários e oferece sugestões sobre como melhorar o seu trabalho. Um chefe que critica constantemente o trabalho e atitudes dos seus colaboradores de forma vaga sem oferecer críticas construtivas não é um bom chefe.

O seu chefe é um bom “treinador”?

Um bom chefe é aquele que comanda com respeito e faz críticas positivas aos seus funcionários. Clarifica as funções e os objetivos dos seus colaboradores, da equipa no geral.

O seu chefe está disposto a inovar?

Os bons chefes dão espaço aos seus colaboradores para experimentar e inovar. Manter o hábito porque foi sempre assim não é uma boa estratégia.

O seu chefe é um bom comunicador?

Um bom chefe sabe ouvir e ajuda a perceber melhor a sua função e a sua equipa de trabalho. Um bom chefe mostra empatia.